A população tem sido uma importante aliada da Prefeitura de Apucarana no que tange a fiscalização da cidade. Uma denúncia anônima à Secretaria Municipal de Meio Ambiente levou a equipe à Rua Cesário Festi, 408, Distrito de Pirapó, onde a diligência confirmou crime ambiental cometido pela empresa Reciclagem Soares S. Soares. “A informação dava ciência de que no local havia resíduos da reciclagem a céu aberto e acúmulo de água, ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Ao chegarmos no local verificamos que a situação era ainda mais grave, sobretudo quando fomos ao fundo da empresa, onde verificamos uma grande quantidade de rejeitos plásticos, com efluente poluente (oriundo do processo de lavagem do material) escoando para a linha férrea, em um flagrante crime ambiental”, relata Éwerton Pires, secretário de Meio Ambiente.
O local foi interditado e um relatório da ocorrência será encaminhado para o Ministério Público, que deverá instaurar um inquérito criminal. “A lei de crimes ambientais prevê, para este caso, a pena de um a cinco anos de detenção mais multa”, esclarece Pires.
O proprietário da empresa foi notificado a comparecer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente para esclarecimentos adicionais. “Além de responder criminalmente pela conduta, ele será orientado a proceder a limpeza do local e comprovar que promoveu destinação adequada aos detritos. A empresa está impedida de funcionar até que realize as adequações necessárias e obtenha todas as licenças para este tipo de atividade”, concluiu o secretário.
Éwerton frisa que a participação da população é essencial para que Apucarana mantenha o controle no combate à dengue. “A Autarquia de Saúde tem promovido um esforço grande neste sentido, o que tem contribuído para que a cidade tenha hoje um ambiente controlado, mesmo estando entre municípios que enfrentam epidemia da doença”, destacou. Informações sobre crimes ambientais podem ser repassadas via telefone, sem a necessidade de identificação. A secretaria funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O contato é pelo 3423-0142.