Ao assumir mais uma vez, nesta quarta-feira, 07, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná (SEDU) Ratinho Junior já fez alguns anúncios. Disse que agora, com mais tempo, ele e a equipe de técnicos já começaram a avaliar e preparar um planejamento macro de ações para os municípios do Paraná, que inclui as Regiões Metropolitanas do Estado. “São Regiões que crescem, na maioria das vezes, desordenadamente", diz. Ele pretende convidar o meio acadêmico para ajudar no planejamento dessas ações. "Vamos planejar de forma mais técnica em todo o processo, valorizando cada vez mais às prioridades e às transformações no dia a dia da vida da população das diferentes regiões do Paraná”, explicou.
Ratinho Junior também lembrou que a SEDU/Paranacidade – Serviço Social Autônomo -, não depende do orçamento do Governo do Estado. O sistema de trabalho difere das demais Secretarias de Estado. Os recursos chegam de fontes diversas, como do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU), que moderniza a fortalece a própria gestão pública do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), gerido pela Agência de Fomento Paraná; pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); pela Agência Francesa; pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e outras. “A perspectiva inicial, para este ano, é de investimentos de R$ 400 milhões. E vamos potencializar isto em favor dos municípios”, garante o novo secretário.
Ratinho Junior entra no lugar de João Carlos Ortega que retorna à Diretoria-Geral da SEDU. ”Não há mudança, há continuidade de pensamentos, filosofia de vida e de ações em favor do mesmo povo: o do Paraná”, assegura Ratinho Junior. Assim, somadas as ações de uma mesma equipe, em menos de dois anos, para atender as demandas da população, mais de 1,6 mil obras e ações são realizadas, com investimento de mais de R$ 950 milhões, até o início de dezembro último. “Centenas de novos contratos foram assinados, neste período, para alavancar o desenvolvimento em todos os municípios, transformando a vida dos paranaenses, com milhares de empregos, renda e melhor qualidade de vida. Batemos, de novo, o nosso próprio recorde de ações”, enfatiza Ratinho Junior.
Em menos de dois anos, foram inúmeras as obras construídas, como os 200 edifícios que resultaram em 21 Unidades de Atenção Primária à Saúde da Família; 13 Escolas Municipais – seis em convênio com a Secretaria da Educação -; 12 Barracões Industriais; 10 Praças; nove Ginásios de Esportes; oito Centros de Referência de Assistência Social; sete Paços Municipais; seis Centros de Juventude (SECJ); cinco Terminais de Transportes; cinco Quadras de Esportes; quatro Hospitais; três Postos de Saúde; uma Câmara Municipal; duas Creches, além de 18 outras obras públicas. “Observando esta realidade, o Governo do Paraná e as Prefeituras Municipais, juntos, proporcionaram milhares de emprego e renda, além de transformações no dia a dia da vida dos cidadãos, em todas as Regiões do Estado”, enfatiza Ratinho Junior.