Com 35 anos de serviços prestados na área de segurança e pós-graduado em gestão de pessoas, Edinei assume o posto no momento em que a administração municipal anuncia reestruturação na corporação
Em solenidade prestigiada por representantes de todos os órgãos de segurança do município, vereadores e representantes do Conselho Municipal de Segurança, o prefeito Beto Preto empossou hoje (3) o novo comandante da Guarda Municipal de Apucarana, tenente Edinei Francisco da Silva. Com a experiência de 35 anos na Polícia Militar do Paraná, incluindo 7 anos no 2º Pelotão da Polícia Rodoviária Estadual de Apucarana, ele assume o posto em momento em que a administração municipal anuncia uma reestruturação na corporação, com foco em três áreas de atuação: comunitária, trânsito e patrimonial.
“Nosso objetivo é de que a Guarda Municipal realize uma ação diferenciada e vamos fazer um planejamento estratégico para que isso se concretize, com a possibilidade, inclusive, da realização de um novo concurso público. Vamos passar por reformulações e como exemplo anuncio que já está em fase de instalação 300 câmeras de segurança nas escolas e creches municipais”, disse Beto Preto.
Mencionando a vasta experiência no novo comandante da GM, Beto Preto ressaltou a importância da sua atuação junto à comunidade, especialmente num momento em que a cidade amplia seus bairros, com entrega nos dois últimos anos de 1,3 mil casas que formam novos bairros. “Ressalto o papel patrimonial e de trânsito que a Guarda Municipal vai exercer nesta nova fase”, enfatizou Beto Preto.
Beto Preto agradeceu e destacou o trabalho realizado por Ataíde Pantaleão nos 25 meses que ficou no comando da Guarda Municipal. “Sua atuação correspondeu aos anseios da nossa administração e atendeu as necessidades da comunidade. Ele foi leal, correto e digno conosco. Pantaleão vai continuar a fazer parte da nossa gestão em função que vamos anunciar nos próximos dias”, informou Beto Preto.
Antecedidas por agradecimentos e manifestações reconhecimento ao trabalho desempenhado por Pantaleão à frente da GM, as falas das autoridades durante a solenidade deram destaque a experiência do novo comandante. “Desejo boas vindas ao tenente Edinei. Fomos parceiros de trabalho na Polícia Militar por quase 30 anos e sei da sua competência do seu comprometimento com a segurança pública e do respeito que tem pela comunidade”, declarou o vereador José Eduardo Antoniassi.
Já empossado no comando da GM, Edinei agradeceu a confiança depositada pelo prefeito Beto Preto em seu nome. “Espero retribuir com minha experiência de vários anos na polícia militar. Preservo o dever da moralidade e sempre afirmo que a disciplina está acima de tudo. Vamos dar continuidade ao trabalho de Pantaleão, servindo à comunidade”, afirmou Edinei.
O prefeito Beto Preto decidiu transferir para a alçada do novo secretário de Governo e ex-delegado de polícia, Sérgio Luiz Barroso, a supervisão da Guarda Municipal. A partir de agora, Barroso está iniciando uma reestruturação na GM e já anunciou a oferta de um curso de capacitação para toda a corporação. Segundo ele, o curso é adequado à matriz curricular da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).
O secretário diz que para conduzir a GM nesta nova fase convidou um policial militar da reserva, com 35 anos de serviços prestados e pós-graduado em gestão de pessoas. “O novo comandante se encaixa na proposta de trabalho da guarda, focada em ações de segurança no trânsito e no patrimônio público”, argumenta Barroso.
Tenente Ednei Francisco da Silva - Comandante da Guarda Municipal de Apucarana
·54 anos, casado com a Sra. Shirlei, dois filhos (Júnior e Marcos)
·Residente em Apucarana desde 1.975
·Atuou por 35 anos na Polícia Militar do Paraná, tendo dado baixa no posto de 1º tenente em 2.012
·Comandou por 7 anos o 2º Pelotão da Polícia Rodoviária Estadual de Apucarana abrangendo, além da sede, os postos de Porto Ubá, Rolândia, Jaguapitã e Mauá da Serra
·Graduado em Administração de Comércio Exterior, com pós-graduação em Gestão de Pessoas
·Na Academia da Polícia Militar do Paraná concluiu vários cursos, incluindo o de Oficial de Administração
·Atuou como Oficial de Administração do Hospital da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba
·Também exerceu a função de Tesoureiro do Comando de Policiamento do Interior (CPI), em Curitiba; e de Tesoureiro do 15º BPM (Rolândia)