O destaque da programação de hoje é a formação continuada dos professores da Educação Infantil para o uso dos livros didáticos da Coleção Prosinha.
Segue, nesta terça-feira (03/02), a Semana Pedagógica da rede municipal de ensino, atividade que está envolvendo cerca de mil educadores, além das merendeiras, auxiliares de serviços gerais e secretários das escolas e CMEIs apucaranenses no planejamento do ano letivo 2015.
O destaque da programação de hoje é a formação continuada dos professores da Educação Infantil para o uso dos livros didáticos da Coleção Prosinha, que está sendo ministrada pela Assessora Pedagógica da Editora Saraiva, Márcia Beatriz Amplatz, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
A Coleção Prosinha foi implantada na rede municipal de ensino no segundo semestre de 2014 e contempla alunos com idades de 3, 4 e 5 anos. “Nós instituímos livros didáticos na Educação Infantil para que nossas crianças passem por uma transição bastante natural dessa fase para os primeiros anos do ensino fundamental”, afirma a diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), professora Marli Fernandes.
Durante toda a manhã, o tema trabalhado por Márcia Beatriz Amplatz com os 150 professores dessas etapas foi a “Matemática na Educação Infantil”, enquanto que à tarde serão desenvolvidas diversas oficinas de trabalho com a Coleção Prosinha.
Ainda no mesmo local, outros 120 educadores, que atuam no Berçário e no Maternal I e II dos CMEIs apucaranenses, estão refletindo e debatendo sobre “as práticas pedagógicas aplicadas a crianças de 0 a 3 anos”. Esse curso, por sua vez, é orientado por coordenadoras da própria AME.
Além da UAB, a Semana Pedagógica também acontece em outros 9 polos de estudo, distribuídos entre escolas da rede municipal, onde encontram-se reunidos os professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental.