Ultimas

SAMU realiza formatura de 38 servidores

Técnicos em enfermagem, condutores socorristas, médicos reguladores, telefonista e radio operador receberam o certificado do curso de um ano realizado em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, de São Paulo


O SAMU Centro Norte, com central em Apucarana, mas com abrangência em 17 cidades da região, realizou ontem a formatura de 38 servidores do seu quadro profissional. Técnicos em enfermagem, condutores socorristas, médicos reguladores, telefonista e radio operador receberam o certificado do curso de um ano realizado em parceria com o Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Osvaldo Cruz, de São Paulo.
A solenidade também foi marcada pela abertura de uma nova turma de 22 servidores para realizar o mesmo curso que os formandos acabaram de concluir. O superintendente de Ações em Saúde da Autarquia Municipal de Saúde, Hélio Kissina, destacou que o SAMU de Apucarana é reconhecidamente, tanto pela Secretaria de Estado da Saúde como pelo Ministério da Saúde, como um dos melhores do Paraná. “Não estaria havendo esse investimento na qualificação dos profissionais do SAMU Centro Norte se não houvesse esse reconhecimento. Temos um atendimento qualificado, mais eficaz e rápido que é motivo de orgulho para Autarquia Municipal de Saúde e para prefeitura de Apucarana”, afirmou Kissina.
Para o coordenador do SAMU Centro Norte, médico José Rui Conde Alves, deu ênfase ao esforço e empenho dos servidores em investir na sua qualificação, realizando o curso de um ano em uma instituição de renome o Hospital Alemão Osvaldo Cruz. O prefeito Beto Preto destacou a grande evolução do atendimento pré-hospitalar desde implantação do SAMU, em 2004. “Passados 11 anos, o número de atendimentos realizados é expressivo, mas é um investimento, do ponto de vista contável, pesado para os municípios. Tem que haver uma contrapartida maior dos governos estadual e federal. Os municípios estão colocando muito recurso para manter o serviço. Por outro lado, essa é uma política que hoje não existe a possibilidade de retroagir, muito pelo contrário tem que investir”, defende Beto Preto.
“Quero saudar todos vocês que participam desse trabalho de atendimento pré-hospitalar de urgência. Vocês são muito importantes e são responsáveis por salvar muitas vidas”, afirmou. O SAMU Regional Centro Norte atende 17municípios, com uma média de 1,4 mil atendimentos e mais de 2,5 mil ligações mensais. Seu quadro de funcionários regional conta com 120 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, condutores, telefonistas, rádio operador, administrativo e serviços gerais.
 
Copyright © 2013 Portal Do Vale do Ivai