No último dia 13, o governador Beto Richa sancionou o projeto de lei do deputado estadual Nelson Justus, que cria a Região Metropolitana de Apucarana (RMA). O projeto que abrange 23 municípios do Vale do Ivaí, dentre eles São Pedro do Ivaí, foi recebido pelos prefeitos com muito entusiasmo e expectativas, dando novos horizontes para o desenvolvimento regional.
De acordo com o governo do estado, a criação da área metropolitana deve facilitar o acesso dos municípios a políticas públicas e estimular o desenvolvimento homogêneo das cidades, além de ampliar o potencial de desenvolvimento dessas regiões. O prefeito em exercício de São Pedro do Ivaí, José Donizete Isalberti defende o projeto de Nelson Justus para a região e avalia como uma ideia de desenvolvimento coletivo, para melhorar a vida do maior número de pessoas.
“O Nelson Justus é experiente na política, e nos representa. Sabe de todas as dificuldades da região e os caminhos que devem ser seguidos para o desenvolvimento”, enfatizou Isalberti, completando que a região metropolitana sempre foi almejada pela prefeita Regina. “Regina sempre defendeu a importância da integração e, como eu, foi uma grande incentivadora do projeto do deputado”.
Para José Isalberti, os efeitos do projeto deve, tão logo, refletir em avanços no setor de habitação social. “Trazer casa para quem precisa, com baixas prestações”, sugere. Ele ainda diz que tem boas expectativas para o setor rodoviário. “Fazemos parte de um projeto de integração para o desenvolvimento regional. Para desenvolver, é preciso ter estrutura, e vamos continuar empenhados em cobrar melhores condições das nossas rodovias”.